quinta-feira, 19 de março de 2009

Destro ou Sinistro?





Diz-se da mão esquerda, “la mano sinistra”, ou simplesmente, sinistra em italiano.

Coitado dos nossos canhotos! Dos nossos e dos outros, porque essa gente continua sofrendo muito nesse mundo destro.

Um sinistro não é um bom augúrio! Um portador de “sinistralidade”, menos ainda!
Ninguém quer estar à “esquerda” de ninguém. Até Cristo, depois que subiu aos céus, segundo os tratados canônicos, está “sentando à direita de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos”. Tem coisa mais sinistra do que isso?

E quem está, ou esteve sentado à esquerda? A Bíblia não diz. Segundo os seguidores de ”Padinho Ciço”, acho que era o Tinhoso? Não sei!! Sei não! Esse “cabra” além de sinistro é perigoso.

Nada que está à esquerda é considerado bom. Aprendemos desde a tenra infância, que o bom mesmo é estar à direita. Talvez isso se deva a palavra “direito” que tem como sinônimo o sentido de “correto”. Em português cotidiano, a palavra “direito” tem tanto sentido de “reto” ou “justo”, como também pode ser entendida como sendo o masculino de “direita”, então, por eliminação, esquerdo seria incorreto, sem justiça, etc. Já a palavra “destro” tem como sinônimos hábil, perito, sagaz, ágil, etc. Ou seja, tudo de bom!!

Nas minhas pesquisas, encontrei algumas estórias interessantes sobre a diferença entre direita e esquerda. Divaga-se em alguns escritos que a pratica de se cumprimentar o outro com a mão direita, era utilizado como forma de proteção, pois como a grande maioria das pessoas são destras, ao cumprimentar-se utilizando-se da mão direita, ambos se esquivariam de sofrer um golpe desferido pelo seu oponente, com a mão que lhe é mais hábil.
Pode até ser, mas ainda acho que, no fundo, essa ojeriza pela esquerda, se deve ao antigo costume de limpar-se, de seus próprios dejetos, com a mão esquerda. Imputando-se assim, vez por todas, a denominação de mão impura e, cuja denominação localizada, generalizou-se, transformando em ruim tudo que estava “do outro lado”. Do lado esquerdo, bem entendido!

Hoje existem pessoas que enfiam a mão na “merda” (Me desculpem o termo. Eu poderia escrever "cocô", mas a enfase não seria a mesma), tanto na sua própria, como na dos outros, com a mão direita ou com a esquerda, inclusive, alguns enfiam os dois pés, e ninguém propõe nenhum tipo de exclusão.

Tem gente com “merda” até o pescoço e não vi até hoje, ninguém taxá-los de sinistros, muitíssimo pelo contrário, são tratados por excelências, ilustríssimos, reverendíssimos, etc. Nada muito sinistros, ou melhor, tudo muito sinistro!
Seria interessante ouvir um pronunciado deste na televisão:

Atenção Senhoras e Senhores! Agora entraremos em rede nacional para ouvir o pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Sinistro da Educação! Sinistro da Saúde, Sinistro da Justiça, Sinistro do Trabalho, ou melhor ainda, Sinistro da Integração Social.

Show de bola!! Mas acho que nunca ouvirei isso! Porém, que tudo isso é muito sinistro, Ah! Isso é!

Eu nunca havia convivido com um canhoto! Bom, convivido eu convivi! Convivi e convivo, mas viver com uma canhoto é experienciar uma das experiências mais fascinantes que existe. Viver com um canhoto é “quase” ser um deles, pois mesmo que você não o seja, eles te trataram como se fossem.

Já experimentaram pedir um pedaço de durex (fita adesiva de antigamente), fita crepe, ou qualquer outro pedaço de rolo colante?? Não? Peça... Eles tem a terrível capacidade de fazer com que você cole seus dedos ao pegar naquele negócio grudento!

Já foi em uma casa de canhoto? Vá, e peça para ir ao banheiro! O rolo de papel higiênico estará sempre invertido. É, todo mundo sabe que o rolo de papel higiênico deve estar posicionado com a ponta, de cima para baixo. Existe um “montão” de explicações, além da facilidade em puxá-lo, o travamento na posição certa, desenrola mais fácil e você poderá puxá-lo, até de olhos fechados. Mas não em casa de canhoto! Em casa de canhoto, o papel higiênico é invertido!! Isso... A borda vai de baixo para cima!! Você pode tentar pegar, mas vai ter que largar o que estiver na sua mão e olhar para o “bendito papel higiênico” tentando descobrir onde foi parar “o fio da meada”. Papel higiênico em casa de canhoto, não tem borda solta. Parece que ela se esconde de vergonha. Depois de meia hora angustiante, você rasga o papel em qualquer lugar e puxa. Pegue o necessário, pois a hora em que você soltar, vai perder o “fio da meada” outra vez.
Abridor de latas é marca registrada de canhoto. Se você abrir a gaveta e achar um abridor de latas todo retorcido, algum canhoto passou por ali...

Outra coisa, se olhar para o polegar e o indicador de uma pessoa e, ele estiver em carne viva, todo esfolado e avermelhado. Você pode ter certeza que ele tentou cortar alguma coisa com uma tesoura comum.

Esse mundo foi feito para destros e os canhotos sofrem! Sofrem muito...

Mas, “vivendo” com canhoto, você começa a olhar o outro lado da vida. Eu hoje, por exemplo, sei quanto um canhoto projetou qualquer ferramenta, aparelhos, casas, viadutos, etc... A “mente inversa” é inversamente proporcional a dificuldade que eles possuem quando usam aparelhos de destros. Com toda a razão, eles projetam coisas para que eles utilizem, mesmo que seja só de pirraça!

Quando mudei para minha casa (além de sofre para empapelar as janelas e portas antes de pintar, pois minha auxiliar de pintura era minha “sinistra” esposa). Resolvi comprar uma lixadeira, já que resolvemos fazer todas as reformas que conseguíssemos (antes de morrer). Comprei uma lixadeira e adivinhem, foi projetada por um canhoto! É impossível colocar o pedaço de lixa naquele sinistro aparelho sem rasgar um montão de lixas. Tentar segurar as presilhas então, nem pensar. Com uma mão (com a mão errada) você segura e quando vai colocar a lixa, deixar escapar ou a lixa ou a lixadeira. Na maioria das vezes, prende o dedo. Um horror!! Peço para minha esposa colocar e ela nem pisca!!

Já viram quem projetou a reforma da Marginal Tiete em São Paulo? Com certeza foi um canhoto. Eu consigo errar todas as vezes que quero sair por uma das novas saídas. Faço uma bagunça tremenda para saber se onde eu quero ir, é a mesma saída que devo pegar e, principalmente, do mesmo lado que ela deveria estar e, infelizmente, não está.

E o “mouse” de computador?? O botão direito é para ser acionado com o indicador, que é o dedinho mais esperto. Existe a possibilidade de se inverter os botões, mas canhoto nenhum faz isso, pois se fizer, vai ter que levar um “mouse” a tira colo todas as vezes que for mexer em um computador, assim, eles usam os dedos invertidos. Para o botão direto o dedo médio e para o botão esquerdo,o dedo indicador. No dia a dia, eles acabam acostumando, porém, se for necessário qualquer traço ou ajuste fino, o “caldo entorna”.

Já entrou em casa construída por canhoto? Entrar mesmo, pela porta? A porta é invertida! É mais provável que a principal não seja, mas dentro, sempre terá uma porta invertida. Ou o projeto foi invertido, ou o pedreiro era invertido ou os dois.
Eu não sei (preciso pesquisar) se existe geadeira (ou Freezer) com porta dos dois lados. Ou melhor, você pode escolher o lado que aporta irá abrir? Na casa da minha sogra (que é canhota) toda as vezes que vou abrir a geladeira, eu quase arrebento o puxador da porta da geladeira, pois o lado que abre, não é o que abre! A porta é ao contrário (preciso pergunta a ela se você pode escolher o lado em que se abre uma geladeira).

São tantas coisinha que não damos importância no dia a dia (porque somos destros e o mundo foi feito para destros), mas a vida de um canhoto é mesmo difícil. Se, em somente algumas oportunidades em encontro dificuldades e já me irrito, imaginem eles.. As vezes dá uma dó tremenda!! Coisa que para nós é simples, para eles é uma dificuldade tremenda.

Prometi a minha mulher que é sinistra, ou melhor, canhota, que escreveria um artigo sobre os canhotos. Preciso anotar todas as dificuldades deles. Uma vez, projetei um abridor “ambidestro”, mas não consegui ninguém que o produzisse. Vez por outra, deixo o papel higiênico ao contrário, só para agradar minha companheira de vida. Não deixo mais que ela abra as latas. Se tiver que cortar alguma coisa com a tesoura, eu corto. Aprendi a conhecer as dificuldades encontradas por essas pessoas que veem o mundo como se ele estivesse refletido em um espelho. Aprendi a admirá-los!

Aprendi a entender o pensamento e a visão do “contrário’, pois realmente, para alguns, o mundo está totalmente ao inverso. Que direita pode ser esquerda, em cima pode ser em baixo e que pleonasmos nunca serão aplicados por esses seres, por que, sair para dentro ou, entrar para fora, nesse caso, pode até ser algo possível.

Achamos que o mundo é como ele é visto, porém, se pensarmos como as coisas se processam, veremos que isso pode não estar muito correto.

Usamos nossos olhos para ver o mundo, porém, a luz refletida dos objetos é captada e passa por uma lente biconvexa, chamada cristalino, que sendo uma lente convergente, inverte a imagem real, que é refletida e captada pelos bastonetes e cones localizados na retina. Cabe então ao nosso cérebro, desfazer essa inversão. Agora, será que o cérebro faz mesmo a inversão da imagem, ou o que enxergamos é a realidade de cabeça para baixo? Ainda não sei. Vou pesquisar melhor esse assunto, porém, se essa informação não for comprovada, podemos dizer que, o que conhecemos de mundo, não tem nada a ver com a realidade e, nesse caso, os canhotos estarão mais corretos do que nós, os “ditos” normais.

Careço de mais tempo para discorrer sobre esse assunto e, agora, infelizmente, vou dormir, porque minha senhora já ordenou e, se eu não cumprir a sua ordem, a mão sinistra pode pesar sobre mim. Portanto, Buenas Noches!!!

PS: Brincadeirinha meu amorzão!! Escrevo esse artigo em outra hora menos sinistra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário