sexta-feira, 26 de junho de 2009

O que os SPAM´s tem a ver com as Spice Girls?

Prejudicial?? Para os incautos talvez, mas para nós, profissionais inteligentes, seguros e gabaritados no uso de computadores, isso tudo é uma grande usina de lixo não reciclável. Há menos que você receba uma mensagem dizendo que o Ministro Conselheiro do Kuwait precisa fugir imediatamente do país e pediu autorização para depositar sua pequena fortuna de bilhões de euros na sua conta e, como prêmio pela sua grande ajuda, você recebera, inteiramente grátis, 10% do montante salvo das cruéis milícias palacianas. Grande negócio, hem??

Pois bem, receber spam em sua caixa postal equivale a receber uma ligação de venda de algum produto espetacular, no domingo de manhã, em um dia frio e chuvoso, e que custará praticamente nada, podendo ser pago em 200 vezes sem acréscimos ou juros infinitivamente menores do que o concorrente! Tudo isso dito por uma atendente que deve ter o fôlego do Michael Phelps, pois consegue falar mais de 3000 palavras sem respirar uma única vez, e o pior, justo quando você está naquele soninho quentinho mais gostoso! Quem nunca sofreu disso que atire a primeira pedra...

A finalidade dos spam´s, além da comercial invasiva, é “pegar o curioso bobo”. Cada dia eles inventam uma tática diferente e, acreditem, eles são extremamente criativos. Exemplos: Sua amiga de você não vê há mais de 67 anos te achou na internet e está morrendo de saudades; Uma instituição bancária (famosa) que precisa da sua conta e senha para protegê-lo de pessoas maldosas; A Receita Federal que quer te devolver os impostos dos últimos 10 anos ou te cobrar os dos últimos 20 anos; A polícia que está na captura de alguém exatamente igual a você ou, aquela foto da sua “amiga” ou o seu “amigo” bêbado dançando pelado na última despedida de solteiro(a). Talvez nem seja seu, o problema de curiosidade, mas conheço muitas mulheres (e homens também) que por um desvio afetivo e de insegurança, cismam em bisbilhotar a vida alheia e, uma mensagem de uma antiga ou antigo namorado dizendo que nunca te esqueceu é, realmente, um prato cheio para essas neuroses.

Escrevi em meu blog (http://tempaisqueecego.blogspot.com/2009/03/alerta-de-seguranca-2009001.html / Sem a intenção de fazer propaganda, já que não ganho nada com isso) algumas situações e dicas que podem auxiliar aos incautos a deixarem de ser incautos (e se necessário, tenho uma lista de psicanalistas que podem tentar resolver esses problemas).

Uma única observação: Graças a essas “pragas”, necessitamos de software para nos protegermos, porém, alguns firewalls ou anti-spams bloqueiam mensagens normais e isto, no meu caso, é bastante problemático. Não sei se devemos aprimorar os softwares de filtro ou voltar a utilizar a máquina de escrever?


... Pensando bem, acho que não tem jeito! Recebi, hoje, uma oferta milagrosa de dinheiro, que poderia ser depositada em minha conta “imediatamente”, sem que eu precisasse comprovar renda, com juros mínimos e ainda, concorrendo a milhares de prêmios por mês . Morram de inveja! Chegou pelo correio normal!!

Talvez, nunca eliminaremos de vez o Presunto Picante, mas com pequenas atitudes práticas, poderemos torná-lo menos apimentado!

Em tempo, eu juro que não sabia mas, SPAM foi o nome dado a uma marca de presunto picante (SPiced hAM, em inglês, de onde surgiu a sigla) enlatado da Hormel Foods, uma empresa norte-americana que vende o produto desde 1937. Dizem que essa comida enlatada que se tornou sinônimo de uma das piores pragas da Internet é fruto do grupo de comediantes britânicos chamados Monty Python.

Em um quadro de seu programa de TV na década de 70, havia uma cena, em um restaurante , que servia todos os seus pratos acompanhados com o tal de SPAM. A garçonete descrevia a um casal de clientes cada prato, repetindo a palavra "spam" para sinalizar a quantidade de presunto que era servida em cada um deles. Ela repete "spam" várias vezes e, um grupo de vikings que está em outra mesa começa a cantar "Spam, spam, spam, spam, spam, spam, spam, spam, lovely
spam! Wonderful spam"!.

Por isso, alguns usuários dos MUDs (multi-user dungeon, um antigo ambiente compartilhado usado para bate-papo virtual) começaram a fazer o paralelo entre a irritante e repetitiva música
"spam" e as mensagens repetitivas e irritantes de alguns usuários que anunciavam produtos ou idéias.

Existem também relatos de usuários usando scripts que digitavam "...spam, spam..." automaticamente nas salas de bate-papo, em 1985. Em pouco tempo, os usuários da Usenet, maior sistema de grupos de notícias e listas de discussão online, adotaram o termo. O primeiro spam via e-mail documentado foi enviado em 3 de maio de 1978, há 25 anos. Já o uso do termo spam na Usenet completou 10 anos em março de 2003. (explicações de Ali Faiez Taha - Analista de Sistemas CIRP - aftaha@cirp.usp.br)

... e o que isso tem a ver com a Spice Girls? Nada!! É que lembrei de uma programa da Xuxa domingo de manhã, onde ela comentou o último lançamento das Spice Girls, traduzindo o nome para Garotas Espaciais... (Hehehe!! A Globo deve ter isso em arquivo) E infelizmente, ninguém avisou para a loira que "spice" queria dizer especiaria, tempero, condimento, etc!! Acho que espaço era a base da composição do cérebro da blond!! (Sem maldade é claro!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário