terça-feira, 22 de setembro de 2009

PLC - Tecnologia de Ponta (from Direct Post)


Acabamos de realizar uma bateria de testes com as tecnologias disponíveis de PLC (Power Line Communications) para uso "indoor", inclusive, realizamos esses testes em locais ou, conjuntamente, com equipamentos onde a utilização desta tecnologia, segundo outros estudos, pode ser extremamente crítica.

Realizamos testes de velocidade com comparativo de débitos entre todas as outras tecnologias disponíveis de transmissão de dados; teste de interferências elétricas ou de radiofreqüência, inclusive, adicionando possíveis ruídos à rede elétrica e emulando os problemas mais comumente encontrados, no que se refere as instalações elétricas de "indoor" ou 'in-house". Sabemos que a grande maioria das redes elétricas internas, normalmente, não é realizada dentro do padrão estabelecido pela norma brasileira de instalação elétrica predial ou,
se são, com o passar do tempo, as diversas implementações de novos circuitos ou cabeamentos, fogem desta esta norma. Além disso, tivemos a curiosidade de verificar a interferências causadas pelos reatores
de luz fluorescentes que, por vezes, são instalados no mesmo circuito das tomadas.

Dos equipamentos testados, os baseados na tecnologia HD-PLC foi o considerado mais estável e o que mais nos incentivou a partir para testes em grande escala.

Nos últimos 10 dias a Panasonic do Brasil, que é a única empresa no país que comercializa essa tecnologia, se disponibilizou a ceder equipamentos para que realizássemos vários testes mais aprofundado e
sob diversas circunstâncias. Os equipamentos cedidos pela Panasonic foram do modelo BL-PA100, que possuem seletor próprio e operam tanto como Master (emissor), bem como, Terminal (receptor).

Iremos testar também, o comportamento dos aparelhos na emissão e recepção de áudio e vídeo (VoIP e IPTV) com uma estimativa de redução de custos em infra-estrutura de rede, em torno de 80%.

Vamos iniciar um estudo sobre o comportamento em larga escala, com pelo menos o dobro do que o fabricante recomenda e os relatórios sobre isso deverão ser publicados entre três e quatro meses.

Chega de zilões de cabos UTP, trilhões de eletrodutos galvanizado de 1´´ ou 2 ´´, eletrocalhas, conduítes  e conduletes, quatrilhões de curvas, porcas e parafusos, bilhões de switchs, patch panel e outras cozitas mais e, ainda por cima, milhões de profissionais para instalar tudo isso...  O que entendemos por infra-estrutura de redes será coisa do passado!!

Preparem-se!! O futuro das redes já chegou!!


2 comentários:

  1. Professor, venho acompanhando (um pouco de longe confesso) o desenvolvimento do PLC. Obvio que o entusiasmo não pode ser contido imaginando-se que no futuro bastará que eu plugue meu notebook na tomada e ele estará de imediato conectado à internet. Vou continuar acompanhando o blog para me interar de seus avanços nos testes. Abs. Cleber Pereira
    www.cleberpereira.com.br

    ResponderExcluir
  2. PLC morreu!! Bom, não morreu tanto assim, eu ainda uso em casa!! De resto, DIE mesmo!!!

    ResponderExcluir