quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vecchiaia Bruta



Hoje encontrei com um amigo que não via há tempos e após meia hora de conversa tive que pedir ao carcamano que parasse porque eu não agüentava mais de tanto rir, porém, aprendi uma grande lição.

Era um dia frio e eu tinha que ir ao Banco pagar umas contas que, sinceramente, odeio!! Mas grande surpresa a minha que me desopilou o fígado! Há muito tempo não tinha ataque de risos, mas poderia ter deixado as conseqüências deste de lado, porém, não ocorreu!

Estava na fila do banco quando ouvi: - MALEDETO!!!

Quando me virei, dei de cara com uma figura inusitada saída da “Terra Nostra” ou dessa nova novela da Globo (não me recordo o nome). Fazia frio e nono estava de boina, cachecol e um par de óculos pendurado na ponta do nariz. Não o reconheci!

Virei-me, novamente, e ouvi outro berro: - ANIMALE!! TESTONE!!

Voltei a me virar, agora bravo e pensando: Que cazzo este cara está querendo!

Quando ele me viu, tirou a boina e os óculos e disse: - Calma! Sono io...

Ufa!! Achei que havia uma besta italiana endoidada atrás de mim!! E, só depois, tive certeza disso!! Heheheh!!

- Mas, quanto tempo vecchio amici!! – Disse ele.

- Velho?? Você é que está parecendo um Nono todo enrolado!!

- Che isso amici, tutte nói tamo vecchio!! Tu non é mai aquele garotão como io também non so ma.

- Nossa!! Seu português está sofrível.

- Echo!! Sono aqui há tre settimana somente. Assere in Itália por mais de sette anni.

- Então foi por isso que você sumiu??

- É.. Mio suocero é trapassato, morto, e cuando io andare a buscar mia suocera, cabei que fiquei por lá.

- Ok! Seu português-italianado está uma lástima. Mas vamos assim mesmo, sem tecla SAP!! Mas me conta, largou tudo e ficou por lá?

- Ia ficar somente due anni, mas a sogreta non queria vir. Fui ficando, ficando e fiquei...

- E voltou agora?

- To de vorta!! E lei ta a vivere com nói...

- Hummm...

- Ma a gente nunca se deu molto benne, ma agora a coitada ta malato, capiche??! A vecchiaia é bruta!! Os italiano diz qui a vecchiaia non é una batalha; é um massacro.

- Vero...

- A cada giorno qui passa as coisa piora pros vecchio. As perna dói, os braço adormece, a testa lateja, o fôlego falha, os pé incha, as costa dobra, o pescoço non vira ma direito, os dedo e a mano perde a força...

-É, realmente, tamo tutti rotto!! Minhas costas não me deixam dizer o contrário, ainda mais nesse frio!!

- Ma tu tinha poblema antigo! Né??

- É, meu amigo, mas com as dores antigas eu me acostumei. São essas novas “macinas” é que me preocupam..

- Anche tuo! Tutto giorno a luta é pra conseguir sair da cama e enfrentare mais una guerra de sobrevivência. É uno esforço terribile pra se pôr de pé, se enfrentar diante do espelho, colocar as roupa e sair na rua. Inda mais com questo maledeto frio!!

- Mas na Itália não é pior??

- Que nada!! Lá tem calefaçon. Como se chiama questa piccola... Ferro mentre é caldo.. Dimenticare!!

- CALMA!!! Vamos começar tudo de novo! O que você quis dizer??

-Ahh!! Lembrei... Una SALAMANDRA!!

- Ahh... Tendi!! Sei o que é. Também estava pensando em comprar uma...

-Enton, tutti casa, residenza, appartamento tem calor. Lá fora congela, se ficamo lá, viramo tutti gelato, ma só lá fora. Dentro, da pra ficarmo nudo.

(Eu já não estava me agüentando do jeito de falar e os trejeitos deste meu pazzo amici)

-É mesmo! Aqui no Brasil não estamos preparados para isso..

- Vortemos ao fatto! E a vecchiaia se torna mais pesada, cuando se defronta pela matina com as manchete do giornale. Juro per Dio, nói tutti vimo nos giornale questo caso aqui in Brasile daquele casale, pai e madrasta que matô a bambina Isabella..

- Ahh, nossa! Já havia me esquecido disso...

- Io garanto qui si tivesse no tribunale dava uns tapa, com a mano bem aberta, na cara desses maledetto, filha duna .... Perche non admito una barbaritá como questa.

- Você tem razão, mas... Vamos falar da sua sogra!! A risada estava boa, e estou precisando disso...

- Enton, ma esses disgraciatos...

-Ok!! Esquece.. Já passou, foram presos e vão ter o que merecem.. Vamos continuar com a sua sogra!!

- Como io dice! A vecchiaia é diffícile, perche a povera da mia sogra non se lembra mais de nada. O célebro dela é como se fosse uma citá iluminada, com os corso apagando aos poco, ma adesso, ta apagando de quarteirão em quarteirão!!

(Me desculpe, mas voltei a rir de novo!!)

- Ela acha qui a mia signora, qui é filha dela, é na realitá a mamma dela. Um giorno ela me dice qui estava sendo bem tratada "na institucione".

- Institucione?? Não entendi...

- Questa sconffita acha que colocamo ela numa intitucione!! Io dice: "Mia cara sogra, a signora non está em uma institucione de vecchio. A signora está em su casa, tratada com molto carinho por suas filha e su neta." Ma esta maledetta é turrona e continuava: "Ma, fica tranquilo, qui ton me tratando bem. São umas menina molto boa que gosta de mim".

- Hahahahaha!

- Io insistia: "Ma são suas filha, sua neta. A signora está em su casa, com sua família".
E ela: "Tranquilo. Elas me trata bem. Molto bono hospitale questo lugar".

- Hahahahahaha!!! Hahahahahahahah!

- Bene, o pior, caríssimo, ainda estava por vir. Na domenica passada, nóis estava no almoço, começando a comer nossos macarrão e questa belíssima picanha assada, cuando a mia sogra olhou pra mim, com multo carino, suspirando de amore, e me chamou de “marido".

- hahahahahah!!! Hahahahhah!! Hahahahah!!

- Tutti qui assere riro! Ela e io, ao longo de nossas vita, nunca fomo de se gostar, si é qui me entende. Ma, no finale de la vita, a gente acaba perdoando tutto. Até ser chamado de "marido" pela sogra da gente.

- É... Mas e o resto??

- Non tem ma resto non.. A brincadeira acabo porai!! Heheheh!

- Ta certo garanhão!!!

- Cuando ma a gente vive, ma a gente tem que imparare que cosas grandes non deve atrapalhar nossas vita, cuanto ma, las piccolas!! Dei lhe um grande bacio e abracei-a bem forte!! Dice lhe, non sono su marito, sono su gênero, ma amo te tutti como!

- Parabéns!! Sensacional... Disse a mim mesmo!! Dá-lhe Nelsinho... Aprendeu mais uma!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário