segunda-feira, 22 de agosto de 2011

APOJADURA

por Nelson Barbosa Jr., segunda, 22 de agosto de 2011 às 01:56
 
 
Bom.. 23h45 e as coisas agora estão em relativa passividade!

Foi um domingo agitado. O intestino da Amne começou a funcionar a todo vapor. Intestinos e bexiga!

Didica acordou com muita dor nos seios e, mesmo realizando massagens, as coisas pioraram.

No alto do desespero, entrei em contato com a Santa Valéria e ficamos trocando mensagens por SMS.

Filhota chorando porque não conseguia mamar, mamãe chorando com dores horríveis nos seios, febre de 39ºC, filhota tendo que ser trocada a cada 10 minutos, mamãe com mais dor, balburdia geral!

Minha Doutora explicou que era APOJADURA, sinto muito, mas nunca havia escutado (lido) esse termo.

indicação: Compressas de água fria ou gelada, retirada do leite (manualmente ou com bombinha) e massagens para dissolver os nódulos.

Perguntou também qual era a temperatura e pediu para medir na boca e não na axila.

Fiz um curso rápido de EAD no assunto. A internet pode servir como apoio, porém, existe muita baboseira na rede e eu não tinha tempo de pesquisar a fundo teses e teses sobre o assunto. Li o que pude e da forma mais rápida que meu cérebro (cansado) pôde analisar e, principalmente, reter.

Dei uma espremida em todos os textos e optei pelos que diziam coisas semelhantes e que tinham o mesmo direcionamento que  “minha” ginecologista-obstetra (Lembrem-se, sou um ex-grávido) havia me dito (escrito).

Bom, já sei o que é Apojadura, e o melhor, dura de três a cinco dias. Sei que ainda circula “colostro” e que issoo é uma secreção viscosa como o mel podendo entupir os dutos mamários e, muito difícil de ser retirado. Acho que ela já está com "ingurgitamento" e vou ficar monitorando afim de evitar uma mastite.

Saí correndo e fui até a farmácia comprar bombinhas para retirar leite (comprei duas, uma tradicional e outra a vácuo. Não achei nenhuma elétrica). Quando retornei, o reboliço era enorme!

Havia perguntado, anteriormente à Valéria, se poderia alternar dipirona e paracetamol em um período de 6 horas, mas não obtive essa resposta, assim, mantive somente o Lisador, porém, ao invés de 8 em 8, baixei para 6 em 6 horas (Sorry doutora, tive que agir rápido). Temperatura oral 38,5 ºC, porém, após a medicação abaixou e agora se mantêm em 37, no máximo 37,5 ºC. Acredito que isto seja somente um estado febril.

Fiz mais ou menos 2 horas de compressas frias, pois a noite está gelada. Massagem por mais 2 horas tentando eliminar os nódulos e sugá-los com as bombinhas, porém, os seis estão completamente deformados, parece mais uma prótese de silicone com 600 ml, bem típico das americanas da costa oeste. Horrível isso!

Tentei manter, em primeiro lugar, a minha calma. Enquanto limpava e trocava a Amne, tentava, paralelamente, acalmar a Amanda.

Fiz com que a pequerrucha dormisse e depois assumi o posto da Nona e tratei da minha Mandinha. Tratei não, continuei tratando até agorinha há pouco.

Bom, as duas dormiram! Graças a Deus... Não me importo muito com meu sono e existe uma máxima nas filosofias orientais e também, muito utilizada pelos espíritas que diz: “Quando a gente trata as feridas dos outros, esquecemos das nossas”.

Estou mudando essa máxima: “Quando a gente cuida das feridas dos outros, as nossas deixam de existir”, pelo menos, no momento em que estamos cuidando dos outros!! Minha dor de perna quebrada e ligamentos lesados sumiram!

Mas agora estão começando a voltar, mas eu ainda estou muito “adrenadasso” para reclamar, ou melhor, para me medicar!

O quarto está tranqüilo! Minhas meninas dormindo a sono solto e eu estou começando a relaxar. Não sei se dormirei até a próxima mamada ou troca de fraldas, mas vou seguir o conselho da Dra Valéria, minha nova Brâmane (Mesmo não concordando com esse negócio das castas hindus, estou meio hinduísta hoje). Namaste, minha querida amiga!

Não deu tempo para terminar o texto. Sorry! São 00h45. A Amne acabou de acordar chorando!! Didica também acordou!! Vou parar de escrever.... Tenho mais um trabalho de pós-parto! Bjs...

Voltei!

... Como eu disse acima, vou tentar relaxar até a próxima! São 1h56 da matina. A paz voltou a reinar... Bons sonhos a todos nós!! E, principalmente, as minhas meninas....

Beijos a todos e que a Nossa Senhora do bom “pós-parto” me acompanhe!!

    • Valéria Vaz de Góes Menino!!! Que paizão!!! Boa sorte, já já tudo estará sob controle.
      há 29 minutos ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário