segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PRESSA NÃO É SINÔNIMO DE VELOCIDADE



Nos dias de hoje estamos sempre apressados. Os dias são curtos e não temos tempo para fazer quase nada. Trabalhamos, dormimos, trabalhamos e dormimos e trabalhamos.

As vezes, trabalhamos, trabalhamos e dormimos, depois, repetimos tudo de novo!

Assim, a vida passa... E quando vamos nos dar conta, já estamos no final de nossas vidas e não vimos o mundo passaar.


Estava na fila do Banco (acho que o único lugar que sou obrigado a ficar esperando é na fila do Banco) e ouvi duas senhoras conversando.

- Estamos no final do ano!

- Já? Nossa! Como passou rápido esse ano...

- É verdade! Já acabou o ano!

-  Esse ano voou...

Pensei comigo mesmo!

Esse, o anterior e o anterior do anterior, o anterior antes do anterior do anterior, etc. mas não se preocupe, o próximo vai ser igual a este.

Humm.. Sei não! O próximo vai ser 2012 e, 2012 é o “FINAL DAS PROFECIAS”!

Se o mundo não acabar em dezembro de 2012, uma coisa é certa, as profecias acabam! E aí? Como ficaremos sem profecias?

1999 passou para 2000 e nada aconteceu. Mas agora? Bom, agora é diferente, o calendário Maya acaba em 22 de dezembro de 2012. E o mundo? Será que o mundo acaba com ele? Vai acabar do que?

Asteróide, efeito estufa, descongelamento dos glaciares, explosão de Yellowstone, congelamento nuclear, alteração de pólos magnéticos, invasão extraterrestre, apocalipse “NOW”???

E se acordamos em 23 de dezembro de 2012, com o Sol raiando nesse azul infinito, com pássaros cantando alegremente e, depois de uma bela noite de sono, nada mais sensacional do que uma bela e prazerosa espreguiçada principalmente no sábado! E quando menos se espera (mesmo estando todo “o” mundo esperando), você for até a porta, “puff”... O mundo não existe mais... E justo naquele sábado que você não iria fazer nada! Bom, não vai fazer nada mesmo, o mundo acabou! Vai fazer o que num mundo acabado?

Não seiu se acaba mesmo, mas o certo é que, o mundo para alguns vai, “realmente,” acabar! Na verdade, para alguns, já acabou há muito tempo! Quem vive do culto ao dinheiro, vive do que? Quem vive do culto ao poder, vive do que? Quem vive do culto da aparência, vive do que? Quem vive do culto a soberba, vive do que?

Você já se perguntou do que você vive? Vive do que? Vai viver do que amanhã?

Deixe o amanhã para o amanhã, o hoje já da muito problema...

Mas voltando as elucubrações! E se esse mundo acabar mesmo! Vamos fugir para onde? Para o interior de Minas Gerais onde o mundo roda mais devagar? Alguma montanhas bem alta inalcançável pelas águas, EUA (Não, EUA está quebrado), Europa (não, Europa também está quebrada) China (China não, eles comem barata, percevejo e cérebro de macacos), Argentina (não, Argentina não, PELO AMOR DE DEUS. Argentina só em último caso e, neste caso, final do mundo, não é ainda o último caso).

Imagine os alienígenas do “Independence Day” invadindo a Terra. Você vai fazer o que? Nos Estados Unidos a constituição garante o seu direito a ter armas. E aqui no Brasil? Vai lutar com os alienígenas cheio de laser com “paus e pedras”? Esquece! Além do mais, o EUA é que vai brigar mesmo com os marcianos e salvar a Terra (Eles sempre salvam a Terra), ou seja, não adianta fazer nada e, “se algo não tem solução, então solucionado está”!

Mas, imaginem se as água subirem como em “2012”. Você se lembra das águas passando por cima das montanhas do Tibet. Você acha que subindo a Serra de Santos vai ficar livre disso? Sinto lhe informar, mas não vai “rolar”...

... E quando a terra se abrir toda? Não tem jeito. Vai se segurar a onde? Não existe nem corrimão...

Mas, uma coisa eu sei,  se o Yellowstone explodir, nem mesmo aquele abrigo nuclear há 2.000 metros de profundidade, com paredes de 20 metros de espessura de concreto recheado com chapas de aço que você passou os últimos dez anos construindo vai dar conta do recado!

É melhor esperar a destruição total tomando um “choppinho” geladinho. Um não, vários! Imaginem se a destruição que vir for através de um asteróide. Já pensou na quentura que vai ficar...

2011 vai acabar e, daqui a pouco. E o mundo?

 Não, o mundo continua! Acho que,  pelo menos, até dezembro de 2012. Ok! Ufa!  Estamos salvo por mais 12 meses...

Mas uma coisa é clara para todos os seres viventes deste mundo. Os anos estão passando cada vez mais rápido (menos no interior de Minas)!

Os meses são mais curtos, as semanas idem. E os dias então! Num piscar dos olhos já é noite!! E a noite é tão curta que nem direito consigo mais dormir.

Será resultado da ressonância de Schumann que de 7,8 Hz passou para 13 Hz, ou seja, quase dobrou? Balela... Olha só o nome do cara que veio com essa idéia: “Boff”. Só podia ser coisa de “bofe” mesmo!

Já estou há mais de vinte minutos nesta fila e nada. Final de ano! 50 mil pessoas dentro do banco e somente dois caixas trabalhando. Agora um só! Acho que o outro foi dar uma esticada nas pernas!

E continua a conversa...

- Sabe aquele homem de ”negócio” (como se todo homem não tivesse o negócio)!

- Hum... Sei!

- Enfartou!

- Nossa!!

- Também, era uma pilha! Fazia tudo correndo, porém, nem andar andava!

- Não andava?

- Tinha que andar, mas não andava. Ta me entendendo?

- Sei... (Não sei o que é pior. Papinho de comadres na fila do Banco ou fila do Banco sem papinho de comadres)

- Não fazia exercícios, fumava como um camelo (Acho que essa expressão vem da marca de cigarros americana “Camel”. Ainda existe essa marca? Me deu até vontade de fumar. Ainda bem que nunca gostei de “Camel”) ...Bebia como um “bode” (Espera lá! Bode bebe? Será que lá no nordeste dão um porre no bode igual fazem com o peru de Natal?) ...e estava sempre atrasado, apressado e  “STRESSADO”. Foi várias vezes ao médico, mas não diminuía o ritmo, não fazia suas caminhas diárias porque não tinha tempo e, principalmente, se afundava no trabalho, pois tudo era para ontem!

 - Morreu?

- Não! Desta vez, sobreviveu. De “STRESSADO” passou à “EX-TRESSADO”. Caminha todos os dias. Trabalha somente no trabalho e melhor ainda, quando sai do trabalho, deixa o trabalho no trabalho! Vive mais a vida com a família, amigos, viagens e diversões.

- Mas como ele arrumou tempo?

- Não arrumou! O tempo ele já tinha. Só que não sabia disso. Na hora em que “a coisa aperta”, tudo se arruma! Depois do medo de morrer, arrumou tempo até para comer verduras... (Tem razão, o tempo é nosso e, não ao contrário!)

- É mesmo! Mas pelo menos “morto” não tem essas preocupações! He..he...he!

- Muito menos, quem é “vivo”! Há..há..há!!

(Espirituosas essas Tiazinhas...)

Sabe de uma coisa. A Tiazinha está certa! Todo mundo que ser rápido, porém, ser rápido não é ser apressado. Para que é rápido sobra tempo e o apressado come cru (ou fervendo)!

Quem tem pressa faz tudo errado! A pressa é inimiga da perfeição! Quem tem pressa vaia Roma! (Não, isso não! Misturei os ditados...)

Mas a verdade é que queremos ser rápidos e ao invés disso, tornamo-nos apressados!

Tudo é para ontem... Amanhã já não vai dar mais tempo... O mundo gira e não para para que você desça... Ainda rápido que a fila anda (só a de Banco que não anda), etc...

Quer saber? Minha resolução de passagem de ano, neste ano, vai ser não ter resolução de passagem de ano, neste ano. E tenho dito!

Estou cansado, exausto e atrasado. Tenho um monte de coisas para fazer antes do final do ano e não sei se vai dar tempo!

Agora me pergunto. E se eu morrer nessa fila. Quem vai fazer o meu trabalho? Será que se eu morrer hoje o mundo também acabará para os outros? Será que se eu ficar doente de tanto trabalhar meus patrões vão ficar com dó de mim e vão me pagar o resto da minha vida para eu ficar em casa? (Bom, se o mundo acabar em 2012 até que a grana não vai ser muito. Já estou na USP a 25 anos, tenho direito a um salário por ano. Se acabar mesmo só vão perder 12 meses com os 25 que tenho direito, vão lucrar 13! Será que dá para propor um acordo?).

Só quero saber se eu tiver um infarto, uma depressão claustrofóbica, uma bexiga caída, uma diarréia tropical, ficar louco ou inválido pelo resto da vida o Governo vai cuidar de mim e da minha família?

Quer saber!! Amanhã eu pago esta conta, se não der, não pago!

Mais vale um “juros” devido na mão, do que uma fila de Banco no pé!

Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário