sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VERDE OTÁRIO

Acompanhei o desenvolvimento da “onda” verde que atingiu o mundo.

Vi que ela despontava, crescia, se multiplicava e, ia ganhando cada vez mais adeptos.

Recebia conselhos diversos sobre cidadania:

Jogue lixo no Lixo;
Não jogue lixo do seu carro;
use saquinhos de lixo;
Preserve as tartarugas e os animais marinhos;

Não jogue sacolas plásticas ou garrafas PET´s no mar, rio ou córregos e, principalmente, não despeje nada na rua, pois tudo que você joga na rua, vai para os bueiros, que deságuam nas galerias (que deveriam ser “pluviais”) e que vão para os rios e mananciais, atingindo os mares e oceanos.

Ufa!! Vocês já foram ao Aquário de Ubatuba? Da vontade de chorar vendo tartarugas mortas porque comeram sacos de plásticos achando que eram águas-vivas.

Não faça queimadas;
Não fume;
Não ande de carro;
Não use “spray”;
Não use geladeira (porque elas também possuem freon ou CFC que destrói a camada de ozônio);
Não corte árvores;
Não destrua a “Mata Atlântica”; Não.. não.. não!!

Bom, depois de tudo isso e a pressão aumentando, aderi!! Até comecei a assistir o seriado Weeds (Pensando Verde), com a extraordinária Mary-Louise Parker.

Comecei a criar “slogan”:

Lixo! Só no lixo!
PET´s,! No lixo também!
Não jogue lixo do carro! Use saquinho de lixo!

Bom, queimadas! Eu não faço! Nem do “natural”!

Cigarro! Já tentei parar, mas sempre volto! Mas também, se não houver gás carbônico, as plantas não farão fotossíntese e não produzirão oxigênio que elas mesmos, consomem a noite! (Hellooooo!!! A Amazônia não é o pulmão do mundo. Ela consome todo o oxigênio que produz. O pulmão do mundo são as algas marinhas e que ninguém da bola! Gente burra! -  Somente um comentariozinho.)

Spray! Acho que não usam mais CFC, ou se usam, usam bem pouco, pois como “caiu” a patente deste gás, as empresas já mudaram de gás e, de patentes! Sabe como é, patente dá dinheiro, patente vencida, dá dinheiro para os outros que não patentearam nada. (Sei lá se esse negócio de CFC não foi outra jogada também...)

Geladeiras! Também não! Tem CFC. Desculpe! Tinham, desde 1987, pelo tratado de Montreal (como se o Canadá não fosse um dos piores poluidores do mundo), firmou-se um compromisso para trocar o Clorofluorcarbono (CFC) pelo Hidrofluorcarbono (HFC). Pelo menos é o que eles dizem, mas eu ainda acho que o CFC continua!

Agora, todo mundo acreditou nessa lorota! O HFC é um dos gases controlados pelo protocolo de Kyoto, pois aquecem o planeta 3200 vezes mais que o CO2 (Gás Carbônico), Existem relatos de pessoas que contraíram doenças no fígado após inalarem HFC em vazamento de ar-condicionado automotivo.

Humm... Cruel!! Mas, não se preocupem... Já inventaram o HCFC (HidroCloroFluorCarbono). Esse só aquece o planeta 3100 vezes mais que o gás carbônico e, ainda laçam na atmosfera, vinilclorido e etilenodiclo-rídrico (ambos carcinogênicos), além de outros organoclorados!! Show de bola! Melhor que um curso de química... Nem vou mais continuar porque as decomposições desses elementos na atmosfera criam tantos venenos que é melhor nem saber! E tudo isso cai na cabeça da gente depois...

Mas, voltando ao assunto. Nunca destruí a Mata Atlântica e a Prefeitura nunca me forneceu alvará para poda ou corte de árvores. Mesmo aquelas que estão cheias de cupins, raízes podres ou com pragas. Tenho que esperar que a chuva e o vento derrubem, pois senão, a Prefeitura me multa e, ainda torcer para que o vento venha daqui, para lá, pois senão, as árvores caíram em cima da minha casa!

Mas, acima de tudo! Encampei a idéia. Ou seja, eu sou um verdadeiro VERDE!!

Fico feliz com isso! Acho que já posso entrar para um habitante civilizado do primeiro mundo...

Primeiro mundo??  Hum.... Os três primeiros da lista de maiores poluidores do mundo são: China, EUA e União Européia!!

Tudo bem! Em Roma, haja como os Romanos, certo? Vamos apoiar a “onda verde”!!

CUIDADO COM A ÁGUA! Desperdício de água deveria ser crime!

Menos de 1% da água mundial é potável e, estas reservas estão sendo consumidas muito mais rápido do que o planeta pode repô-las. Ou seja, vamos ficar “a seco”! Se você não se comoveu, lembre-se que na composição da cerveja, o principal elemento é a água!

Ficou comovido agora... Ok! Na coca-cola também!

Falando em reciclagem, muito material é desperdiçado e isso tudo, poderia ser totalmente reciclado. Desperdiçamos muita coisa. Comida, papel, embalagens de todos os tipos, combustível,  eletricidade e, até o “ar” é desperdiçado.

Parabéns ao GREEN PEACE! E a tantas entidades no mundo que protegem a fauna, flora e o meio ambiente. Eles têm o meu apoio.. Sou VERDE AGORA!!!

Luto pela “causa” verde!! Luto pela descontaminação dos rios, córregos e mares. Me entristece ver lixo nas ruas, nos parques, nas árvores, nos postes, nas pontes, nas casas, nos prédios e, no ar.e no Congresso Nacional!

Eu tenho consciência de que somos a pior espécie que existe nesse mundo! Não matamos para comer, mas matamos por dinheiro ou para ganhar dinheiro. Não temos agricultura de subsistência, mas agricultura para gerar divisas. Não cortamos árvores para construir abrigos nem para nos aquecer, cortamos para aquecer o mercado interno e mundial.

É... Realmente somos uma espécie de gafanhotos que dominamos a terra devastando tudo por onde passamos!

Mas, o importante agora é ser VERDE!

Também deixei de lado as lâmpadas incandescentes e só utilizo as, fluorescente, mesmo sendo muuuuiiiito mais caras (E, pela minha experiência, duram as vezes, menos que as incandecentes). Mas acredito assim que estou ajudando a economia mundial. Pagando mais caro, movimento a economia loca e mundial e ainda por cima, evito o desperdício de eletricidade (balela...)

Passei dos carros “gastões” de combustível para os “econômicos” e “Flex”. Porque, com Flex posso utilizar o Etanol (Álcool com o nome “fresco” para atender o mercado mundial), assim, evitar a dependência do petróleo (que é uma fonte energética não renovável e optar pela energia fornecida pela cana-de-açúcar, que é uma fonte renovável). Porém, a única renovação que venho percebendo nisso tudo é a dos Latifúndios e Usinas de Álcool, que estão cada vez maiores. O Álcool, só aumenta de preço, enquanto que o meu “bolso” diminui de tamanho.

Estou até pensando em comprar uma bicicleta para, definitivamente, não utilizar nenhum veículo que possa poluir a atmosfera e envenenar esse nosso ar tão indispensável. Para isso,  terei que “rodar” mais de 100 km por dia e não sei se minhas pernas, coração e pulmão conseguirão ser renovados com a tecnologia atual. Também poderia optar pelo transporte coletivo (aquele calor humano, odor de gente trabalhadora e uma grande oportunidade de vivenciar a socialização) mas, como moro muito longe do meu trabalho, serei obrigado a sair em um dia, para chegar ao trabalho no outro e vice-e-versa. Acho que meus superiores não irão entender minha “onda verde” e, não aprovarão minha alternativa!

Agora, com a nova proposição baseada em um acordo da Associação Paulista de Supermercados e o poderoso Governo do Estado de São Paulo, não teremos mais a facilidade das “sacolas plásticas” que usávamos nos Supermercados para levar os mantimento e produtos para casa e, que também  serviam para colocar o lixo caseiro, o lixinho de pia, o lixinho de banheiro e para pegar as “cacas” de nossos cachorrinhos (porque quem tem cachorrão não pega “caca” nenhuma!)

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, preferiu-se o acordo ao invés de uma Lei para regulamentar essa propositura e, afirma que o acordo é voluntário por parte das Redes de Supermercados. Há-há-há...

Muito bom isso! Parabéns ao Secretário. Pensando verde viveremos mais...

A Gerente de Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente também acha que isso é uma medida louvável, pois trás para o cotidiano a questão de sustentabilidade, mesmo informando que “sacolas plásticas” representam menos de 0,000001% do lixo ambiental. Há-há-há de novo!!

Isso mesmo! O ser humano precisa saber o que é sustentabilidade e parar de uma vez por todas, de poluir no meio ambiente! Parabéns ao Ministério e ao Secretário, pois, as sacolas plásticas levam, segundo informes, 40 anos para se decompor. Bom, não faz 40 anos que se iniciou o uso de sacolas plásticas nos supermercados, então, a partir dessa premissa, nenhuma sacola se desfez até hoje. Incrível isso, não??

Mas também,  temos que pensar nos outros materiais, largamente utilizados e que demoram a mesma coisa ou muito mais tempo para que sejam decompostos.

Por exemplo, o nylon leva 30 anos. Devemos abolir todo e qualquer produto feito a base de nylon. O isopor, os dutos plásticos, embalagens para isolantes térmicos e elétricos, utilizados por todo mundo e, também, na agricultura ou, como  proteção de equipamentos e levam apenas 80 anos para se decompor (mesmo tendo estudos que dizem que estes materiais, como o isopor, possuem tempo indeterminado de decomposição). Devemos também deixar de utilizar todos esses produtos. Pois antes de tudo, devemos pensar na sustentabilidade e poluição do planeta.

Aquelas embalagens de salgadinhos, café, sucos, sopas em pó, “longa vida”, etc, levam 100 anos. Lataria também! Embalagens PET, com certeza, mais de 100 anos, mas alguns falam que o tempo também é indeterminado. Tampinha de garrafa, 150 anos! Latas de alumínio, 200 anos! Pneu e vidros, esquece.... Indeterminado. Não tivemos ainda, na vida, a oportunidade de viver para saber em quanto tempo estas coisas irão se decompor.

Agora, imagine os componentes de equipamentos eletrônicos! Metais, 450 anos! Embalagens de plásticos, de 400 a 450 anos. Tecidos, imaginem vocês, de 100 à  400 anos. Pode uma coisa desta? E fralda descartável então? Meros 600 anos...

Coitada da minha filhota. Nasceu há tão pouco tempo e já é um “terror” na poluição ambiental!

Para ser um verdadeiro “VERDE” de VERDE Maiúsculo, precisaremos eliminar todo esse “lixo” imprestável que assola o mundo e a poluição planetária.

Pensando desse jeito poluidor, se a “igreja” declara poluição como pecado. Com certeza vou para o inferno.

Será que no inferno tem poluição ambiental? Acho que não... O calor derrete tudo!

No céu eu sei que tem. Temos partículas de enxofre, ozônio, óxido nitroso (não, óxido nitroso é o gás do riso, mas mesmo assim, tem muito no ar e hoje, ataca mais a camada de ozônio do que o antigo clorofluorcarbonetos (CFC) dos sprays e geladeiras.

Espera! Me veio agora, neste momento, uma dúvida atroz! Se o CFC ou óxido nitroso acaba com a camada de ozônio da estratosfera, porque o maior buraco está na Antártica? Pingüim não usa geladeira e nem desodorante. Mata moscas, mosquitos e muriçocas, muito menos ri! O único animal que ri é a Iena. Oou seja,  também não deve ter óxido nitroso por lá, lembrando que este componente é emitido por fontes naturais (bactérias no solo e oceanos, por exemplo) e como um subproduto dos métodos de fertilização na agricultura, da combustão, do tratamento de esgoto e de diversos processos industriais que, pelo que eu saiba, ainda não existe na Antártica.

Será que esse buraco na camada de ozônio é em cima da Antártica Continente ou da Antártica Cervejaria?? Nesse caso, a teoria até teria lógica...

Me perguntaram uma vez se era Antártica ou Antártida e eu respondi: Nenhuma, nem outra. É  Bhrama! (ridículo....) Bom, em tempo, o Continente é Antártica, que se opõe ao Ártico. Antártida é um castelhanismo.

Concluindo. Basendo-se nessa apologia, o Céu está imundo enquanto o Inferno limpo! Estranha essa lógica...

Mas, deixando as religiões de lado, o importante é ser VERDE;

Pensar VERDE;
Amar o VERDE;
Lutar pelo VERDE;  e principalmente,
Pagar pelo VERDE!

Sou agora VERDE! Apoio o VERDE e sou um defensor ferrenho da ONDA VERDE!!

Mas, tenho ainda algumas dúvidas:

- O que fazermos com os 99,999999% dos materiais que poluem o mundo, vamos deixar de utilizá-los também?

- Porque ao invés de acabarmos com as sacolas plásticas dos Supermercados, estes não trocam por sacolas biodegradáveis, ou melhor, oxibiodegradáveis que permite a degradação do plástico em menos de 2 anos, em ambiente protegido e menos de 1 ano em ambiente externo?

- Porque não voltamos como era antigamente e utilizamos sacos de papel? O papel se degrada de 2 a 3 semanas. Saco de papel, talvez,  uns 3 meses no máximo.

- Vamos parar de utilizar sacos de lixos também? Esses são feitos com o “restolho” do petróleo, demoram mais de 450 anos para se decompor. Vamos voltar às latas de lixo como antigamente?

- Antigamente, fazíamos a compra para o dia, no máximo, para a semana. Tínhamos padarias, mercadinhos, açougues, peixarias, secos & molhados, bem pertos de nossas casas. Os Supermercados vieram para acabar com tudo isso e hoje fazemos despesas mensais. Antes, um saquinho ou um enroladinho de papel resolvia tudo, hoje, vamos colocar nossas compras onde? Nas sacolas feitas com o “lixo”, por crianças e velhos do Vietnã? Que ainda por cima são vendidas aos consumidores idiotas como eu!


Os Supermercados já declararam que os preços dos produtos não irão abaixar, mesmo com uma redução de 500 milhões anuais no gasto de sacolas plástica. O preço das sacolas já estavam embutido no preço da mercadoria, agora, vai continuar, porém, sem “sacolinhas” e ainda, pagando pelo “sacolão”!

“De um jeito ou de outro o meio ambiente agradece”

O “meio” ambiente de quem?? Dos Supermercados é claro!

Com tanto lixo por aqui mesmo tinha que ir buscar lixo do Vietnã??

Quer dizer que agora, Senhor Secretário do Meio ambiente do Estado de São Paulo e Senhora Gerente do Ministério do Meio Ambiente, não haverá mais sacos plásticos nos lixos, nem nos córregos, nem nos rios e nem nos mares? Hum...

Onde vocês acham que vamos acomodar o lixo caseiro, o lixo dos comércios, do próprio Governo e dos Supermercados?

Vocês é que vão vir buscá-lo ou o Senhor Abílio Diniz vai mandar buscar? Me passa o 0800 que eu tenho um montão de lixo para dispor!

Governo é governo! Já não chega essa piada de trocar todo o padrão de tomadas brasileiras, por um padrão que só existe aqui na terra dos Tupiniquins e Tupinambás?  Muda-se um padrão para que você compre adaptadores para o padrão antigo!? Criam-se dificuldades para vender facilidades!!

Já perguntaram quem está ganhando com essa nova onde?? Eu não sou! É você??

POVO IDIOTA ESSE TUPINAMBÁ!

Alguém conseguiu descobrir que “onda verde” é essa?? VERDE meu caro (bem caro), só Dólar e o nosso dinheiro é o Real!! Que de Real, só existe a vontade dos governantes e governos em ganhar o VERDE!!!

Neste caso, eu mesmo sou o VERDE OTÁRIO!!! Que acreditei que o mundo muda! Muda sim, muda de lado, muda de tabuleiro, mas as peças continuam as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário