quinta-feira, 29 de março de 2012

Os Cinco Macacos

Transportado de Sanatórios Gerais - http://nelbjr.blog.uol.com.br/arch2007-04-01_2007-04-07.html

Os Cinco Macacos

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio desta jaula, uma escada e, sobre a escada, um cacho de bananas. Pronto! Estava montada toda a estrutura necessária para uma grande experiência.  

O método de condicionamento, até que era relativamente simples. Todas as vezes que um dos macacos subia na escada para pegar bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos outros que estavam no chão.  Após vários procedimentos deste tipo, quando um macaco pisava nos degraus da escada, os outros o arrancavam de lá, com socos, ponta-pé, mordidas, etc. Assim, impediam que qualquer macaco voltasse a tentar pegar as bananas. Com um pouco mais de tempo, nenhum macaco voltaria a subir na escada, apesar da grande tentação.

Atingindo este ponto da experiência, os cientistas substituíram um dos macacos, digamos, “condicionado”, por um novo.

A primeira coisa que o novo macaco fez quando entrou na jaula, foi subir a escada para pegar as bananas. Nesse momento, os outros o retiraram de lá e o surravam até que ele desistisse de tentar pegar qualquer coisa em cima da escada.  Após várias surras, o novo integrante do grupo já não chegava nem perto da escada.

Vendo isso, um segundo elemento do grupo de macacos inicial foi substituído, e esse ao entrar na jaula, foi correndo para a escada. A mesma surra que aconteceu com o primeiro macaco, aconteceu também com o segundo e acreditem, o primeiro “novo” macaco estava lá, sadicamente, ajudando a bater no novato. Quando trocaram o  terceiro macaco,  novamente, o mesmo procedimento ocorre, muita pancada e nada de escada com bananas. Um quarto, um quinto e, todos os macacos foram trocados.

Após todas as trocas do grupo inicial, eles decidiram fazer mais uma troca e, incluíram um  novo integrante.  Pasmem, os macacos da jaula, mesmo sem nunca terem tomado banho de água fria quando um dos elementos tentava pegar as bananas, agiram da mesma forma, espancaram o novo integrante assim que ele tentou colocar o pé na escada e, continuaram a pancadaria até que ele desistisse da idéia de pegar bananas.

Dá-se então por encerrada a experiência e, na sua avaliação, se fosse possível perguntar a algum deles a razão das surras contra quem subisse na escada, a resposta, provavelmente seria:

"Não sei, mas as coisas aqui, sempre foram dessa maneira"

 
Nelson Barbosa Jr.
Março/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário