terça-feira, 3 de setembro de 2013

VOCÊ AINDA ACHA QUE O QUE ENXERGA É REAL?



via FaceBook
VOCÊ AINDA ACHA QUE O QUE ENXERGA É REAL?

O cérebro humano é o objeto mais complexo do Universo. Tem 100 bilhões de neurônios, que podem formar 100 trilhões de conexões.

Se fosse possível criar um computador com o mesmo número de circuitos do cérebro, ele consumiria 60 milhões de watts por hora, ou seja, o equivalente a quatro usinas de Itaipu trabalhando simultaneamente. Mas o cérebro humano só gasta 20 watts, menos que uma lâmpada e, mesmo assim, consegue fazer coisas extremamente sofisticadas que nenhum computador é capaz.

Mas isto tem um preço, o seu cérebro não consegue analisar as situações de forma completamente racional, avaliando todas as variáveis envolvidas em cada caso. Para fazer isso, ele precisaria de ainda mais circuitos e muito mais energia. Mas, ao longo da evolução, a natureza encontrou uma solução. Ele descartar informações, manipula raciocínios e até,  inventa coisas que não existem. Dessa forma, ele simplifica  a realidade e reduz drasticamente o nível de processamento exigido dos neurônios.

O olho humano só capta imagens com clareza em uma pequena parte, a fóvea, que tem 1 milímetro de diâmetro e fica no centro da retina. Para compor  uma imagem total, seus olhos ficam em constante movimento. Eles focam determinado ponto e depois pulam para o ponto seguinte. Cada um desses saltos tem duração de 0,2 segundo. Para economizar processamento, o cérebro, baseado em conhecimentos anteriores e dedução lógica, criam um universo em volta deste “alvo”. Às vezes, ele deduz errado e você “enxerga” algo que não existe e, é falso. Mas quase sempre, você “enxerga” algo que não existe e está correto.

Que ver como funciona? 

Série ILUSÕES!!

Fixe-se seus olhos no ponto central. Está vendo a bolinha verde? Fixe-se na bolinha verde. Pra onde ela foi??

É, isso é um efeito colateral de como seu cérebro funciona. Por causa das cores, deste micro-movimento e do foco central, ele cria algo que deveria estar ali, porém, não está! Seu cérebro te enganou novamente e, o pior de tudo, não tem como não ser enganado.

Para não se enganar, você deve focar no espaço que não contem nada, porém isso vai requerer muito processamento e, é por isso que a bolinha verde voltará mais rápido do que você “pensa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário