terça-feira, 27 de outubro de 2015

A Igreja do Diabo (Devil's Church)


No começo do Século XX, pensando sobre a moral da sociedade Machado de Assis escreveu um dos mais curiosos contos intitulado: A Igreja Do Diabo.

Nesse conto, o Diabo funda uma igreja e consegue obter vários adeptos. Sua igreja lotava todos os dias. Então, segundo as leis do Diabo, o mais importante na vida é promover prazeres de todos os tipos.

Não era preciso ter ética. Nem nos negócios, nem pessoais e tão pouco na política. Se houvesse condições para ganhar, mesmo que fosse de forma desonesta, a igreja além de incentivar, dava sua benção à isso.

Ajudar aos outros, também era pratica não aconselhável. O fiel não podia se preocupar com os amigos e nem com os familiares. Que cada um cuide de si, diziam os padres da Igreja do Diabo.

Com o passar do tempo, por mais apegados que os crentes estivessem neste novo credo, as pessoas começaram a burlar tais leis. As escondidas eles, passaram ajudar aos mais pobres, escutavam com certa atenção e davam cuidados aos lamentos dos conhecidos, oferecendo seus préstimos e amizade.

Os casado, começavam a não mais traírem seus parceiros. Comerciantes e políticos honravam seus compromissos, mesmo declarando seguir à risca a hedonista lei do Diabo.

Mas o pior de tudo, é que a prática da não observância as leis da Igreja do Diabo iam aumentando e cada vez tinham mais adeptos. O Diabo então, se sentindo traído, não aguentou mais e resolveu fechar a igreja. Foi reclamar com Deus desses insultos. Mas Deus, calmamente disse a ele

 :- Não se aborreça meu velho. Isso faz parte da natureza humana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário