segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dicotomia, eu quero uma pra viver.... (Dichotomy)

... Via FaceBook

Nel Barbosa Jr.
04/10/2015 - Ontem às 14:49
Os termos "esquerda" e "direita" surgiram na Revolução Francesa de 1789, quando os membros da Assembleia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda.
O Barão de Gauville explicou: "Nós começamos a reconhecer uns aos outros: aqueles que eram leais à religião e ao rei (imperador) ficaram sentados à direita, de modo a evitar os gritos, os juramentos e indecências que tinham rédea livre no lado oposto." ou seja, já la no século 18, ser de esquerda era se juntar em grupos e gritar palavras de ordem, xingamentos e realizar quebradeiras, pois, como disse o nobre deputado francês acima, no lado oposto (esquerda) a rédea era livre!
Existe um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas socialistas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, comunistas e anarquistas , enquanto a direita, inclui capitalistas, neoliberais, econômico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, monarquistas, teocratas, nacionalistas, fascistas, nazistas e, alguns grupos estranhos de anarquistas. É, acreditem ou não, existem também anarquistas de direita!
No Brasil, dizem que o exército e todos os que o apoiam, são de direita, enquanto na antiga União Soviética, China, Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, e demais governos de esquerda, quem é do exército ou o apoia, é de esquerda. Show isso tudo!!
Voltemos a França do século 18.
A ideologias de “esquerda” tinham como seus defensores a burguesia que procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero (Isso foi a primeira fase da Revolução Francesa -1789/1799). Porém, hoje, no Brasil, o "burgues" é de direita! Sabem porque? Bom, existe uma história de que na Assembleia Nacional Constituinte montada para criar a nova Constituição da França, as camadas mais ricas da burguesia não gostaram da participação das mais pobres, e preferiram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores e o lado direito as elites.
Hum... Em um governo de esquerda, a elite é que está no governo e os trabalhadores são os contrários ao governo. Trabalhador em um governo de esquerda é de direita?
Com o tempo, as duas expressões passaram a ser usadas em outros contextos. Hoje, por exemplo, os partidários que se colocam contra as ações do regime vigente (oposição) seriam entendidos como “de esquerda” e os defensores do governo em vigência (situação) seriam a ala “de direita”.
Sendo assim, na atual conjuntura brasileira, PT, PC do B e PMDB são de direita e o PSDB de "extrema" esquerda.
Após a queda do Muro de Berlim (1989) e fim da polarização EUA x URSS, as palavras ‘esquerda’ e ‘direita’ parecem não representar (que para mim nunca representaram) a polarização política de cada pensamento ou atitude.
E você aí, é de esquerda ou de direita, ainda....

Nenhum comentário:

Postar um comentário