segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Experiência de Criança (Child Experience)

Certa vez, fui mostrar uma experiência para minha filha, quando ela tinha 2,5 anos. Peguei uma batata, fiz um tripé com palitos de dente, coloquei em um pote de vidro, com algodão no fundo e água até metade. Esperei... Esperei... Acho que esperei uns dois meses. O algodão ficou podre e a batata preta na parte em que estava na água.

Não deu certo!

Mas, pelo que eu me lembrava, era assim mesmo...

Tentei mais uma vez, porém, desta vez, para não decepcioná-la, escondido!! Mesma coisa! Como é que eu, quando criança, fazia essa experiência da batata e ela brotava e até, espalhava as ramas pelo chão!

Desisti! Nunca mais tentei...

Resolvi fazer de novo hoje, "dia das crianças" de 2015.

Para não errar, fui então, procurar na Internê a maneira correta. É, descobri que errei. Errei feio!

Na minha época, a batata era feita de batata. Estragava e também,  brotava. Hoje, a coisa é bem diferente!




Clorprofame
Carbamato. Anti-abrolhante para batata de consumo armazenada. Inibe o desenvolvimento dos brolhos, atuando como anti-meristemático e aumentando o tempo de conservação.


ATENÇÃO - VENENO
Não contaminar as águas. Perigoso para organismos aquáticos.
Não aplicar em terrenos agrícolas adjacentes a cursos de água.



Usado como um supressor do broto para gramíneas, alfafa, lima e feijão-vagem, mirtilo, fruto de cana, cenouras, alho, sementes de capim, cebola, espinafre, beterraba, tomate, açafrão, soja, gladíolos e viveiro lenhosa.

Produtos Clorprofame são aprovados como um inibidor da germinação de batatas na Alemanha, Áustria e Suíça e no Brasil também.

Isso não significa que devemos parar de comprar legumes e verduras ou até mesmo deixar de comê-los porque estão “contaminados”.Isso é tolice. Não seja tão ingênuo.


O maior problema não é esse. O grande problema é, por acaso,  se houver um colapso de alimentos no mundo, seja lá pela queda de um asteroide, explosão de vulcão (ou o super-vulcão de Yellowstone), um Mega-Tsunami (Com a queda do Cumbre Vieja - Canárias, explosões solares, chuvas de nêutrons,  poluição generalizada, surto mundial de H1N1,2,3,4,5, ou uma nova febre espanhola, febre síria, ou febre da vaca louca. Ou qualquer outra tragédia prevista ou imprevisível.

Você pode pegar qualquer tubérculo, verdura, vegetal e nada irá germinar. Assim, nada de sementes também. Ou seja, você não conseguirá plantar nada.

Você e nem ninguém. Isso ficará nas mãos de alguns e se você quiser, vai ter de pagar muito caro por esse luxo.


Isso não é "Religião do Apocalipse". É somente para você saber o que fazem com você, sem que você mesmo saiba!

Os EUA e as nações europeias guardam estoques de semente, para uma possível catástrofe.

Você não precisa comprar sementes e guardar, ainda mais que, se elas não tiverem o controle devido, irão estragar. Mas você pode conseguir legumes, verduras e tubérculos de verdade e, todos que você queira (ainda dá tempo para consegui-los) e, plantar até em vasos, dentro de casa ou apartamentos.

Feito isso, eles germinarão e gerarão sementes para que você replante e continue o ciclo.


Agora. Se você é daqueles que gostam de um "veneninho" anote esses aqui:

Tipos de Agrotóxicos Mais Utilizados

Abamectina: A Abamectina é um tipo de inseticida e acaricida que pertence a classe toxicológica I, bastante utilizado nas plantações de batata, algodão, crisântemo, cravo, figo, ervilha, manga, feijão, melão, melancia, pimentão, morango, tomate, uva, citros, mamão, pêssego, pepino entre outros. Esse agrotóxico em excesso causa toxicidade reprodutiva do IA e dos seus metabólitos. A ingestão diária considerada aceitável é de 0,002 mg.

Acefato: O Acefato é um inseticida que pertence a classe toxicológica III e que é utilizado com frequência em plantações de couve, amendoim, brócolis, fumo, crisântemo, repolho, melão, tomate, soja, rosa, citros e batata. A ingestão diária considerada aceitável é de 0,03 mg. Quando consumidor em excesso pode causar neurotoxicidade e o aumento de células carcinogênicas.

Glifosato: O agrotóxico Glifosato é bastante utilizado no combate a ervas daninhas no cultivo de nectarina, maçã, banana, pêra, pêssego, cacau, café, trigo, cana de açúcar, ameixas, entre outras. O efeito desse inseticida é altamente tóxico e a ingestão diária considerada como aceitável é de apenas 0,02 mg. Quando consumido em excesso o Glifosato pode causar efeitos neurológicos.

Mas tem "Veto"Sobre os agrotóxicos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já disse que cerca de 14 substâncias contidas na composição dos compostos mais utilizados no país estão sendo estudados e provavelmente muitos desses produtos que são feitos e utilizados no Brasil acabarão sendo vetados (??? Então tá! Dá-lhe Monsanto).

Dentre os defensivos agrícolas ( e os agrotóxicos), os mais nocivos para o organismo são os inseticidas, herbicidas e rodenticidas.

Inseticidas – Combate aos Insetos

Organoclorados – Muito perigosos: Esse tipo de agrotóxico está proibido desde 1985, pois  deixam resíduos permanentes nos tecidos gordurosos de mamíferos, aves e peixes. Dessa forma se uma pessoa consome um animal contaminado passa a estar contaminado também. O veneno é capaz de permanecer por mais de 100 anos no meio ambiente.

Organofosforados – Menos perigosos: Depois que a intoxicação acontece, os seus efeitos se manifestam em até 24 horas. Esse tipo de agrotóxico faz parte do grupo chamado de inibidores e os seus efeitos fisiológicos podem causar reações esquizofrênicas.

Carbamatos ( aqueles das batatas acima) – Pouco perigosos: Os efeitos dos organofosforados demoram cerca de um mês para sumir, já os efeitos dos carbamatos, demoram apenas uma semana. Porém, os dois têm as mesmas características e fazem parte do grupo de inibidores.



Herbicidas – Combate a Ervas Daninhas

Paraquat – Muito Perigosos: Um tipo de composto altamente tóxico e que ataca gravemente todos os tecidos do organismo. A intoxicação pode acontecer por ingestão ou então por inalação. Se por acaso esse composto for consumido em estado puro basta uma colher de chá para levar a óbito.

Glifosate – Menos Perigosos: Uma classe de agrotóxico que apresenta um nível de toxicidade relativamente baixo para o ser humano, porém cuja ingestão acidental pode causar vômitos, náuseas e outros tipos de distúrbios gastrointestinais.

Clorofenóxicos – Pouco Perigosos: Quando o manuseio desse tipo de agrotóxico é feito de forma correta é bem pouco tóxico para o ser humano. Porém, durante a sua fabricação é liberada uma substância conhecida como dioxina que deve ser mantida isolada. No caso de ela contaminar esse herbicida a mistura torna-se cancerígena.



Rodenticidas – Combate aos Roedores

Fluoracetato de Sódio – Muito Perigosos: Dentre todos os tipos de agrotóxicos certamente a categoria dos rodenticidas é a mais venenosa de todas e o Fluoracetato de Sódio em particular é o pior de todos. O seu uso é proibido no Brasil, porém, em outros países como Estados Unidos, Nova Zelândia e Europa o seu uso ainda é liberado. No Brasil não é liberado, mas não podemos afirmar que não seja usado! Lembra-se do tal "chumbinho"? É proibido, mas todo mundo compra!!

Fosfeto – Menos perigosos: O Fosfeto é bastante utilizado para a proteção de sementes que ficam em estoque antes do plantio. O uso doméstico para o combate de ratos é bastante comum, mesmo sendo um composto proibido no país. Quando esse composto entra em contato com a água ou com a saliva libera a fosfina, um gás venenosíssimo.

Hidroxicumarínicos – Pouco Perigosos: Nos seres humanos a toxicidade desses produtos é relativamente baixa, porém, podem causar hemorragias.



AGORA: Crème de la crème! - Venenos Poderosos

Os pesticidas são muito perigosos para o ser humano, porém somente quando ingeridos ou inalados no seu estado puro.


Via Aérea: Grande parte dos agrotóxicos é pulverizada na forma líquida através de aviões. Dessa forma a aplicação é bastante perigosa uma vez que em dias de muito vento esse veneno pode acabar se espalhando contaminando assim rios e populações vizinhas.

Sistema Circulatório: Os pesticidas que fazem parte do grupo hidroxicumarínicos fazem com que o sangue perca a sua propriedade coagulante e isso pode provocar hemorragias.

Sistema Reprodutor: Os carbamatos (da batata outra vez), organoclorados e organofosforados podem levar ao aborto e os clorofenóxicos causam interferência na produção de espermatozoides.

Coração: Os agrotóxicos do grupo dos organofosforados e dos carbamatos (batata) podem causar descontroles nervosos e até mesmo parada cardíaca. O paraquat causa queimaduras e lesões nos tecidos internos dentre eles, os do coração.
Fígado: O fígado é outro órgão atacado pelo paraquat, um veneno que causa estragos bem significativos nos tecidos internos.

Sistema Digestivo: Os organofosforados, os carbamatos (e dá-lhe batatas), os clorofenóxicos e o glifosate podem causar náusea, vômito e diarreia. Esses sintomas são considerados comuns para indicar que existe um tipo de intoxicação.

Cérebro: Os carbamatos (e finalmente, batatas) e os organofosforados causam a paralisia de enzimas essenciais para o sistema nervoso. Isso pode causar um descontrole que leva a parada respiratória ou mesmo cardíaca sendo fatal.



... bom, eu fiz tudo isso por causa de um tal "carbamato" que não deixou minha experiência de crianças funcionar. Mas, se você quiser se aprofundar, basta cair de boca! 

Sempre em um supermercado perto de você!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário