terça-feira, 6 de outubro de 2015

LUTO - Médecins Sans Frontières (MSF) International


A instalação do grupo foi bombardeada no Afeganistão; 22 pessoas morreram. Segundo o MSF, declarações dos EUA e afegãs indicam crime.

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) informou nesta terça-feira (6/10/2015) que está trabalhando com a suposição de que o bombardeio aéreo a um hospital da entidade na cidade afegã de Kunduz no fim de semana foi um "crime de guerra". Joanne Liu, presidente do MSF Internacional, disse em nota: "Comunicados do governo afegão informaram que forças do Taliban estavam usando o hospital para atirar contra forças da Aliança.  Esses relatos implicam que forças afegãs e norte-americanas trabalhando juntas decidiram derrubar um hospital totalmente funcional, o que pode ser julgado como um crime de guerra".

O general John Campbell, comandante das forças dos EUA no Afeganistão, disse que as forças afegãs solicitaram apoio aéreo em um combate contra militantes do Talibã pouco antes do hospital ser atingido. Segundo Campbell, as forças do Afeganistão alertaram as forças de operações especiais dos EUA no solo que precisavam de apoio aéreo norte-americano, e o ataque foi então realizado. Ele não especificou, entretanto, se o bombardeio feito pelos EUA foi o que atingiu o hospital.

“Nós agora sabemos que em 3 de outubro as forças afegãs alertaram que elas estavam sendo atingidas por posições inimigas e pediram apoio aéreo das forças americanas”, disse Campbell em uma entrevista coletiva. “Um ataque aéreo foi então realizado para eliminar a ameaça Talibã, e diversos civis foram atingidos acidentalmente.”

Indignada pelo ataque, a MSF decidiu retirar seus funcionários de Kunduz, um duro golpe para a população civil que sofre as consequências dos combates entre o exército afegão e os rebeldes talibãs, que disputam o controle desta grande cidade do norte do Afeganistão.

MÉDICOS!!!!
É uma das classes que eu mais respeito!
É um sacerdócio ao invés de profissão!
Em uma época da minha vida, foi meu sonho.
Parabéns a vocês médicos!
Médicos de verdade!
Médicos competentes!
Médicos que salvam vidas!
Médicos que curam!
Médicos que na verdade, são anjos revestidos de gente!

Posso ser considerado alguém de muita sorte. Sorte por ter muitos amigos médicos e sorte, porque todos os profissionais médicos que conheci, inclusive aqueles  que ainda tratam de mim e minha família, se tornaram meus amigos!

Meus sinceros e enorme agradecimento a TODOS!

Não somente por nós, mas por todo povo que depositam em vocês, todas as suas esperanças. Pelo lenitivo que vocês proporcionam a dor do corpo, moral e até, espiritual!

Muito obrigado por mim e pelo resto do mundo!

Peço, agora,  licença para fazer uma homenagem à uma das "minhas médicas preferidas" (que por sinal são muitas) mas à esta, em especial, que eu respeito muito como profissional e que eu adoro como pessoa: "Rô", minha prima (por parte da Amanda minha esposa) e que mora nos EUA, mas está, cada vez mais,  se tornando uma cidadã do mundo! Parabéns querida!

Roberta Duarte Stopnitzky - Médica voluntária dos Médicos sem Fronteira, na África ( MSF - Instituição realmente séria. MUITO  SÉRIA)  e VSO (Volunteers Services Overseas) no Nepal.

Parabéns Rô e à todos os médicos que aceitaram essa profissão (aqui ou no mundo) como um sacerdócio, o que, na verdade, realmente é!!

Grande Beijo

http://vamosfugir.net.br/2015/09/17/trabalho-voluntario-no-nepal/



http://www.doctorswithoutborders.org/


http://www.vsointernational.org/









Nenhum comentário:

Postar um comentário