quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Esquerda Marrom

NOSSA ESQUERDA NÃO É VERMELHA, É MARROM!


"Esquerda Caviar" (Esquerda caviar é um termo pejorativo originário da língua francesa, utilizado para descrever alguém que diz ser um socialista, mas que leva uma vida de luxos e glamour), já era. Ficou "démodée"!!  O lance agora é a Esquerda Marrom que, obrigatoriamente, não precisa mais ser contra o capitalismo. Veja o que a China se tornou. Uma escravagista comunista capitalista (?). Realmente, tenho que admitir, na China, tudo é falso, até o Comunismo! 

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque (Hollanda com dois "L" (?) o pai tem somente um "L"),  músico, dramaturgo e escritor brasileiro que, para mim, é o maior e melhor compositor da música popular brasileira (MPB).  Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Cesário Alvim, socialista declarado, auto exilou-se (?) na Itália em 1969, devido à crescente repressão do regime militar do Brasil nos chamados "anos de chumbo", tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Hoje, auto-exilado (?) em Paris devido a situação econômica do pais e das agruras do governo que ajudou a eleger e a proteger.

Nota: O dicionarista Aurélio Buarque de Holanda é um primo distante do pai de Chico.

Acho que o Chico deveria sair do "chico" e fazer somente o que sabe fazer de melhor, compor (no exterior, é claro)!

Roberto Campos, infelizmente,  fez a melhor definição dos representantes, militantes e apoiadores da nossa "esquerda", como tudo, bem brasileira!

"É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar: bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca Cola." ( Roberto Campos )

Mas eu acho que artista tem mesmo que ser contra. Do contra tudo e qualquer coisa, contra a situação política, econômica, sexual, moral, etc... Artista que não é contra o governo ou não é artista, ou é governo!

Eu brinco que o Chico Buarque é "Esquerda Caviar" ou "Esquerda Marrom" porque foi militante ferrenho contra a ditadura militar, porém, nem sabia dos planos da "esquerda" em implantar a ditadura do proletariado e, segundo consta em sua biografia, além, vários amigos influentes na época, ainda tinha Vinícios de Moraes como um assíduo frequentador da casa de seus pais. Consta também que  a família tinha um apetite voraz para queijos e vinhos, ora franceses, ora italianos.

Chico foi e é um gênio, mas se tornou gênio quando lutava contra o "regime" da época, quando batalhava com suas músicas, uma liberdade ideológica.

Sempre foi um compositor fenomenal, um tradutor que conseguiu transliterar a vida cotidiana em prosa e versos, temperados com muita musicalidade de bom gosto.

Me ressinto vendo o velho Chico Buarque defendendo um governo, um só tipo de posicionamento político. O chico não nasceu para isso! Chico tem de ser  arruaceiro, amoral, ofensivo e defensivo!

Esse sim é o gênio!!

https://www.youtube.com/watch?v=oPLtOKRSzNA





















Nenhum comentário:

Postar um comentário