sexta-feira, 26 de junho de 2009

Falhas em TI

Quanto mais se restringe um tipo de acesso, maior é a confiabilidade e, conseqüentemente, maior segurança é atribuída a ele. Porém, sabemos que não existe segurança perfeita, pois cada vez que o ser humano evolui em uma determinada direção, há outros tantos evoluindo em direção contrária e, ensandecidamente, será sempre uma guerra, tipo “gato e rato”.

Os especialistas dizem que nada acontece por acaso e que todos os acidentes foram causados por um grupo de fatores anteriores ao fato, ou seja, conjuntos de incidentes que não foram corretamente avaliados ou, simplesmente, negligenciados.

Todas as alternativas citadas nesse texto são imprescindíveis, porém, na minha avaliação, não é só a adoção ou falta de medidas que irão comprometer ou fortalecer a segurança, mas sim e, principalmente, a necessidade de se direcionar o foco para eliminar a grande precariedade e despreparo na administração e gerenciamento destes conjuntos de medidas.

Se qualquer ferramenta ou procedimento de segurança depender da atuação profissional pessoal de um, ou mais responsáveis e estes, não forem devidamente treinados, comprometidos e responsáveis, não haverá procedimentos de segurança algum que venha a assegurar a não ocorrência de qualquer tipo de falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário