domingo, 3 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - UMA GRANDE ROUBADA!!



Cheguei agora a minha SEÇÃO de votação. Como a fila esta enorme, resolvi brincar com meu novíssimo “smartfone”. E o tempo passa...

E o tempo continua passando, porém, não deixarei que SECCIONEM meu direito de voto só porque eu não gosto de filas, engarrafamentos e coisas do gênero.  O que me preocupa não é a CESSÃO deste poder, que é meu e de todos nós, por direito. O que me preocupa é ceder isso a qualquer um, deixar meu direito nas mãos dos outros. Isso é preocupante! É não acertar nas escolhas, é não, ao menos, tentar antever o futuro e, no final de tudo, torcer para viver em um país melhor.

Segundo Fernando Sabino, no fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim! Mas fim de que, quando e AONDE?? De ONDE eu estou, vejo que a fila está longe do fim e assim, vou ter que esperar mais um pouco para que tudo dê certo.

Parafaseando o mesmo autor, “Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”.  Meu ponto de partida foi duas árvores atrás, mas meu ponto de chegada dependerá da sala em que irei votar. É, realmente, ESTA fila é democrática, ou pelo menos, ESTÁ democrática.

Mas aí surge o Candidato!! Ok! Vai entrar na fila? Que nada... ESSA “rempa” de gente que o acompanha tem fila diferente. Vai entrando.. entrando... entrou!! Ah! A democracia TEM VÁRIAS facetas e VARIA tanto assim, pois POSSUI indivíduos diferentes.

Existe um “cara”, que não é o “CARA”, que não sei o que mais me surpreende nele, se o seu nome ou sua frase. Archibald MacLeish, bonito nome, muito comum no sertão nordestino. Ele disse que “a maior desigualdade é tratar pessoas desiguais de maneira igual”. Perfeito! Mas, a igualdade é o princípio fundamental da democracia e não admite os privilégios e distinções que o sistema liberal consagra.

É, mas ESTE princípio de isonomia se dá somente entre seus pares, ou seja, se você é político, seus pares são os políticos. Se você é pedreiro, seus pares são os pedreiros. Agora, POR QUE pedreiro que vota em político não tem as mesmas regalias que ESSES?

É fácil, PORQUE se assim o fosse, não seria uma democracia!

E o político não pegou a mesma fila que nós mortais POR QUÊ?

PORQUE ele não é mais mortal. Mesmo se ele fosse um pedreiro que virou político!

Se assim o fosse, poderia então fazer parte de duas hordas de pares: As dos pedreiros e as dos políticos, porém, acho difícil ele se lembrar que um dia foi pedreiro. Mas, não quero saber o PORQUÊ de suas angustias, não sou pedreiro e nem político e, provavelmente, não somos do mesmo par de pares. Portanto, não me incomode!

Mas somos brasileiros e assim, somos pares do mesmo país! Ok! Somos pares ou impares, ninguém pode saber o sexo de todo mundo...

DEMOCRACIA é o direito igual á todos ou isso é coisa do SOCIALISMO?  

Pelo que eu vejo, nem da democracia, nem do socialismo e nem do liberalismo!

Direito é aquilo que você conquistou, e conquistou pelas suas próprias mãos. Se não foi você quem conquistou, isso é do outro e, se é do outro, pode lhe ser tirado a qualquer momento.

Ops... Vou ter que parar de escrever! Roubaram MEU conquistado “smartfone”.... Vou embora.. Não quero mais votar em ninguém... Cadê o meu direito???

ÊTA PAISINHO CHINFRIM!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário