terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Sistema Tributário explicado com Cervejas (Revisado)


Suponha que, todo dia, dez homens saíam para tomar cerveja e que a conta para os dez ficava em $100. Se eles pagassem sua conta da forma como nós pagamos nossos impostos, ficaria mais ou menos assim:

Os primeiros quatro homens (os mais pobres) não pagariam nada.

O quinto pagaria $1.
O sexto pagaria $3.
O sétimo pagaria $7.
O oitavo pagaria $12.
O nono pagaria $18.
O décimo (o mais rico) pagaria R$ 59.

Assim, foi o que eles decidiram fazer.

Os dez homens bebiam no bar todos os dias e pareciam muito felizes com o arranjo, até que um dia, o proprietário lhes fez uma oferta:

“Uma vez que vocês todos são tão bons clientes, eu vou reduzir o custo da cerveja diária de vocês em $20".

Assim, em vez de gastarem $100 por dia,as bebidas para os dez, agora custariam $80.

O grupo ainda queria manter a mesma estrutura de pagamento. os quatro primeiros homens não seriam afetados e continuariam a beber de graça mas, e os outros seis homens – os clientes que eram pagantes?

Eles então decidiram dividir os $20 de desconto, de modo que todos eles obtivessem sua “quota justa”. Calcularam que $20 divididos por seis(que eram os indivíduos pagantes) dariam $3,33 para cada um, mas se eles fossem subtrair esse valor da quota de cada um, o quinto e o sexto homens receberiam dinheiro para beber cerveja ao invés de pagar.

O proprietário vendo a confusão que causou, sugeriu que seria justo reduzir a conta de cada homem, proporcionalmente ao valor pago por cada um, e calculou as quantias que cada um deveria pagar.

E assim:
O quinto homem, agora, também não pagaria nada (100% de economia).
O sexto  pagaria $2 em vez de $3  (33% de economia).
O sétimo pagaria $5 em vez de $7  (28% de economia).
O oitavo pagaria $9 em vez de $12  (25% de economia).
O nono pagaria $14 em vez de $18  (22% de economia).
O décimo pagaria $49 em vez de $59 (16% de economia).

Verificando a quantia que, agora, iriam pagar, todos os seis pagantes saíram ganhando e a situação melhorou em visto do que pagavam antes.

Os quatro primeiros continuaram a beber de graça e, agora, tinha mais um, o quinto, que também beberia de graça. O negócio era bom para todos, porém,  quando saíram do restaurante, os homens começaram a comparar as suas economias.

Os quatro que bebiam de graça reclamaram que não receberiam nem um centavo dos $20 dados pelo do no do Bar.

- Mas vocês nunca pagaram nada e ainda vão continuar sem pagar, falou um deles.

- Não interessa! Nós só conseguimos esses desconto do dono do Bar porque consumimos essa quantidade todos os dias e, só consumimos essa quantidade todos os dias porque ajudamos no consumo, sendo assim, temos direito a uma parte do "bolo", disse, bravo, um dos não pagantes.

Neste instante, a conversa esquentou:

- Vocês nunca pagaram nada e agora querem receber para tomar cerveja? E eu, que sempre paguei, só ganhei $1 dos $20, declarou o sexto homem. Apontou para o décimo homem e emendou: - Ele está ganhando $10 neste acordo.

- Bom, se vamos pensar assim, eu também só ganhei $1, disse o quinto homem. É injusto ele ganhar dez vezes mais do que eu!

- É verdade! Gritou o sétimo homem. Porque ele deve receber de volta $10 e eu só recebo $2? Ele esta recebendo cinco vez a mais do que eu. Os ricos sempre levam todas as vantagens!

- Espere aí. vocês todos! Gritaram juntos os quatro primeiros homens :- Nós não estamos ganhamos nada. O sistema sempre explora os pobres!

Bom, nesse caus, quando o décimo homem foi fazer a sua colocação, os nove começaram a ofendê-lo. Chamaram-no de ladrão, aproveitador, usurpador, etc. Nesta hora, a amizade de tanto anos acabou. Rodearam o décimo e lhe deram
uma surra para que ele aprendesse a não fazer mais aquilo!

Na noite seguinte, o décimo homem não apareceu para beber! os outros nove deram de ombro e tomaram suas cervejas como de costume. Mas quando chegou a hora de pagar a conta, eles perceberam que não tinham nem a metade do dinheiro para pagar a conta.

Bom, é desse jeito que funciona nosso sistema tributário!

As pessoas que pagam os maiores impostos são as mais beneficiadas pelas reduções de taxas (quando há essas reduções de taxas), porém, também são as mais prejudicadas quando há um aumento destas taxas.

Agora, se "sobretaxarem" os que possuem mais dinheiro, simplesmente porque alguém ou um grupo os considera ricos, se atacarem esses, porque acham que recebem mais vantagens do "sistema", é provável que, uma hora ou outra, eles deixem de comparecer. Podem ir beber cervejas em outros bares com outras pessoas e, se for o caso, for o caso, podem ir beber cerveja no exterior, onde a atmosfera é sempre mais amigável.

Quando um grupo resolve que é necessário tirar "coisas" dos mais "abastados" para dar aos mais "carentes", sem é muito provável que esses mais "abastados", sentindo-se injustiçados, simplesmente parem de contribuir com o que já contribuem.

Para aqueles que entenderam, não é necessária nenhuma explicação! Porém, para aqueles que não entendem, nenhuma explicação é suficiente!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário